quarta-feira, 18 de novembro de 2009

CICLO DE VIDA DOS SISTEMAS



Ciclo de vida dos sistemas de informação


O ciclo de vida de um sistema de informação é composto por criação, evolução, decadência e morte. Embora não existem medidores precisos para estabelecer em que ponto o sistema se encontra, é possível ter uma boa idéia se analisarmos os fatores abaixo:


Criação
O sistema é criado com a utilização de um projeto que estabelece os objetivos que o sistema deverá alcançar. Toda a expectativa em relação ao sistema deve ser declarada no projeto.

Evolução
Mudanças nas organizações, no mercado ou ações governamentais forçam os sistemas a evoluírem para atender as novas necessidades das empresas.

A mudança no ciclo de vida dos sistemas de informação de criação para evolução ocorre quando os sistemas começam a receber recursos que não estavam previsto no projeto original.

Decadência
Um sistema de informação nem sempre consegue acompanhar as evoluções tecnológicas, organizacionais ou exigências de governos. Há situações em que se torna muito oneroso realizar adaptações nos sistemas para atender tais necessidades.

Com o tempo o sistema começa entrar em decadência, isto pode ser observado quando as necessidades do mercado começam a distanciar-se dos sistemas de informação.

Morte
A morte de um sistema de informação nem sempre é declarada, mas ela ocorre quando o sistema já não atende mais as necessidades da empresa ou dos usuários. Há casos que a empresa mantém o sistema apenas para consulta de dados antigos ou para operações básicas que ainda sobrevivem.




2 comentários:

Sua opinião é super bem-vinda para o aprimoramento deste espaço. Obrigada!