segunda-feira, 23 de novembro de 2009

CICLO DE VIDA DE SISTEMAS

O ciclo de vida dos sistemas ERP pode ser dividido em 3 etapas: seleção, implementação e utilização.

A Seleção:

A seleção de um sistema ERP analisa a decisão de escolha do sistema sob a compatibilidade entre as necessidades da organização e as características do sistema (ressaltando a necessidade de avaliar a adequação entre a estratégia empresarial e a maneira de fazer negócios que estes sistemas impõem). Se a empresa apressar-se em instalar um ERP sem ter total entendimento de suas implicações no negócio, o resultado da integração pode ser um grande problema.

Alguns fatores que influenciam na seleção de um ERP: suporte aos processos de negócio da empresa, adequação às exigências legais e condições do país onde será implantado (como moeda, idioma, etc.), facilidades para integração, flexibilidade, tecnologia necessária, maturidade (estabilidade do sistema), suporte local, entre outros.

A Implementação:

A implementação de um sistema ERP pode ser definida como o processo pelo qual os módulos do sistema são colocados em funcionamento em uma empresa.

A implementação de sistemas ERP tem sido tratada como um projeto na maioria das empresas, isto é, tem início, meio e fim. Para obter os benefícios desejados dos sistemas ERP é preciso encará-los dessa maneira, e tomar as medidas gerenciais necessárias, tais como alocação de recursos para um centro permanente de adaptação do sistema ERP às novas necessidades.

A Utilização:

Após o processo de implementação, a utilização do sistema passa a fazer parte das operações da empresa. É durante a utilização do sistema que todas as possibilidades são realmente conhecidas. Normalmente descobrimos novas alternativas, que possivelmente serão atendidas por outros módulos ou com “condições de contorno”, isto é, parâmetros já estabelecidos e em uso que somente poderão ser alterados mediante mudança nos procedimentos operacionais da empresa.



Fontes utilizadas neste post:

– SOUZA, C. A, ZWICKER. Ciclo de Vida de Sistemas ERP. Caderno de Pesquisas em administração ;
- DAVENPORT, T.H. Putting into the enterprise system. Harvard Business Review;
- TONINI, Carlos A. Sistemas ERP no Brasil: teoria e casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é super bem-vinda para o aprimoramento deste espaço. Obrigada!